Tiro no pé

         PESQUISA vai, pesquisa vem, e o Lula continua disparado na frente: o segundo colocado não tem nem a metade dos votos dele; se se somarem os votos de todos os outros concorrentes, nem assim eles alcançam o homem; no segundo turno, se houver, ele ganha de lavada. Quer dizer: só a cadeia mesmo pra derrotar o cara; porque nas urnas – e na democracia – não tem pra ninguém.

       Tanto a pesquisa CNT/MDA quanto Ibope (pesquisa encomendada pelo jornal Estadão e pela Rede Globo), divulgadas nesta semana, constataram que Lula tem 37% das intenções de votos, Bolsonaro tem 18% e o resto não passa de um dígito.

          A pesquisa Ibope constatou também que, no caso de impedimento do Lula (coisa que deverá acontecer, porque o golpe não tá de brincadeira!), 13% do eleitorado votará (com certeza) em Haddad; 14% poderá votar nele; 7% ainda não tem opinião e 5% não sabe. Ou seja, Fernando Haddad estará no segundo turno: somando-se os 4% que ele já tem aos 13% que votarão nele “com certeza”, já empatou com o “líder” Bolsonaro.

          Acrescentada ainda a parcela dos 14% que, segundo a pesquisa, “poderão” votar no petista, e mais alguns por cento dos indecisos, Fernando Haddad vai para o segundo turno com folga, na liderança. Resta saber apenas quem será seu oponente. E esse é o dilema da direita: apostar em quem? Seus candidatos ou são fracos ou são despreparados ou são doidos.

            Com o resultado dessas pesquisas, a partir de agora a direita vai pôr sua máquina de propaganda (e não me refiro à propaganda eleitoral!) contra Fernando Haddad, tentando tirar o esquerdista da disputa para levar ao segundo turno apenas dois direitistas, entre: Bolsonaro, Alckmin, Marina e Ciro Gomes.

          E a estratégia já começou: a revista Veja (que agora está formalmente sob o comando de uma empresa norte-americana) estampou em sua matéria de capa desta semana que Jair Bolsonaro PODERÁ SER PRESIDENTE, fazendo uma enorme (e disfarçada) propaganda do economista que está por trás do candidato, já que este último afirmou não entender nada de economia.

       O jornal Estadão de hoje, ao divulgar o resultado da pesquisa Ibope, estampa a seguinte manchete “BOLSONARO SE ISOLA NA LIDERANÇA”. Pode ser, portanto, que o maluco do Bolsonaro seja mesmo a “aposta da direita”, já que ele tem valiosos 18% de intenção de votos e o Geraldo Alckmin não decola nem com reza braba – parece que aqui também, abaixo da linha do equador, a direita poderá apostar num Trump qualquer.

         E tudo isso pra evitar que o Partido dos Trabalhadores retorne ao governo. Pois, desde os tempos das sesmarias que este país é “loteado” apenas entre os poderosos da elite nativa – com a histórica exclusão dos pobres, dos negros, dos índios e da classe trabalhadora. A elite brasileira, ignorante e autoritária, não admite no “andar de cima” um governo que venha do andar de baixo – do povo.

      A firmação de que, sem Lula nas pesquisas, Bolsonaro se “isola na liderança” é evidentemente falsa, pura manipulação: sem o ex-presidente na pesquisa, Fernando Haddad é que pula para a liderança, considerando-se os 4% de votos que ele já tem, mais os 13% que votarão nele “com certeza”, e os que “poderão” votar – não há nenhum Bolsonaro isolado na frente.

          Para vencer as eleições, a direita chegou ao cúmulo de meter na cadeia o maior líder popular do país sem que ele houvesse cometido crime algum. (O mundo inteiro – até o papa e a ONU -, reconhecem que não há prova contra Lula.) Mas essa prisão pode ter sido o famoso tiro no próprio pé: mesmo de dentro da masmorra, é capaz que Lula ainda põe seu candidato lá dentro do Palácio do Planalto!

            E se isso de fato acontecer, se o golpe for derrotado nas urnas pela vontade do povo, será a maior derrota política imposta a uma elite escravocrata, iletrada e autoritária como essa elite brasileira – vitória da “senzala” sobre a “casa-grande”. E será, decerto, um grande vexame para os pretensos “donos do poder” – um vexame imposto a eles pelo retirante nordestino que não tem riqueza, nem herança, nem estirpe, nem diploma de doutor.

__________

http://www.avessoedireito.com

Esse post foi publicado em Avesso e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s