A prisão de Lula

            A PRISÃO do ex-presidente Lula da Silva, pelo juiz da Lava Jato, é coisa certa – favas contadas. Trata-se apenas de saber quando é que ela se dará – o motivo não importa. Não importa se não encontraram nenhuma conta do ex-presidente na Suíça; não importa que nenhum delator jamais tenha citado seu nome numa delação; não importa que a acusação que lhe fazem esteja muito longe de ser provada; e não importa que não existam motivos legais para sua prisão antes da condenação – Lula será preso.

              Nesta semana, houve um boato de que essa prisão já havia sido decretada pelo juiz da Lava Jato, o que fez com que muitas pessoas corressem para a frente da casa do ex-presidente em São Bernardo e fizessem ali uma vigília simbólica para “defendê-lo”. Não era verdade, não havia prisão decretada. Mas o boato era verdadeiro, ou seja, houve mesmo  o boato – era um “balão de ensaio” para testar reações e preparar a opinião pública no sentido de que essa prisão poderá ocorrer. Que ela é possível. Que ela é provável.

            Hoje, deu-se a prisão preventiva do ex-deputado Eduardo Cunha. É uma prisão tardia e completamente desnecessária, não faz sentido nenhum, agora. Não sei não, mas há qualquer coisa de esquisito nessa prisão extemporânea! Parece até que a finalidade dela é apenas sugerir que o juiz da Lava Jato atua de maneira imparcial, independentemente de partido político, o que “legitimaria” quaisquer outras prisões já impostas por ele, e também aquelas que vierem a ser decretadas – sobretudo a prisão do Lula.

               Toda a sórdida campanha midiática que se fez até aqui contra o Lula, contra o PT e contra os petistas; toda a manobra política que se fez para levar adiante um golpe de Estado; e todas as sucessivas agressões que se tem praticado contra a lei e contra a nossa ordem constitucional indicam que a direita vai “jogar pesado”, e não medirá esforços para encarcerar o maior líder da esquerda, mesmo que para isso tenha que agredir o bom senso e “fabricar” uma acusação criminal visivelmente despropositada.

              A acusação de que Lula chefiou o maior escândalo de corrupção na história do país, um escândalo que teria movimentado milhões e milhões de reais, e de dólares, inclusive no exterior, e que fez tudo isso a troco de um apartamento de quinta-categoria, de um sitiozinho que qualquer um pode comprar, e de uma simples ajuda para guardar os presentes que ganhou quando era presidente da república é um atentado ao direito, é um verdadeiro desprezo pela inteligência mediana das pessoas que pensam – essas acusações são simplesmente ridículas, não param em pé.

            Lula é uma figura mundial, um ícone da política. Ele sabe disso. Ele sabe qual é o tamanho de seu “patrimônio político”. Esse “patrimônio” é inegociável pra ele. É ingenuidade supor que Lula trocaria um “patrimônio” desses por um sítio e um apartamento insignificantes. Quem acredita nisso, vai desculpar, acredita em tudo, é presa fácil para toda essa manobra midiática que se vem fazendo com o objetivo escancarado de liquidar a esquerda, o Partido dos Trabalhadores, o Lula e a significação do lulismo no Brasil e na América Latina.

          Digam o que disserem: a liderança de Lula da Silva é incontestável, sua popularidade é praticamente imbatível. Haja vista que, mesmo sob forte “pancadaria” da mídia reacionária e seus agregados, Lula ainda lidera a corrida presidencial para 2018; e com folga. Trata-se de um fenômeno político extraordinário, excepcional, e as forças conservadoras deste país sabem muito bem disso.

           A prisão do ex-presidente Lula da Silva é uma aposta irresponsável da direita. Um mergulho no desconhecido, no imponderável. Um verdadeiro salto no escuro. Essa prisão será como uma ferida permanentemente aberta no seio da sociedade brasileira. Uma ferida de difícil cicatrização que vai sangrar por muito tempo, com desdobramentos e desfechos imprevisíveis – é uma aposta tresloucada, uma aventura que ninguém sabe aonde vai dar.

__________

http://www.avessoedireito.com

Esse post foi publicado em Avesso e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s