O grande crime do Lula

     TEM coisas que a gente não entende. Por exemplo: ouço dizer a toda hora que o ex-presidente Lula da Silva é um ladrão. Que ele é corrupto. Que desviou milhões e milhões da Petrobras. Que ele fazia contratos superfaturados. Que ele vendia medidas provisórias. Que ele recebia propinas de empresas para encher os bolsos. Que ele enriqueceu ilicitamente e que, enfim, é um grande um bandido – e pior, o bandido-chefe de uma quadrilha.

  Tudo isso falam do Lula. Só que, na hora de apresentar formalmente uma acusação lastreada em provas e indícios; na hora de instaurar um processo-crime por todos esses delitos gravíssimos; na hora de mandar o Lula pra cadeia e livrar os brasileiros desse perigoso bandido; na hora de acabar com a farra desse criminoso que teria liquidado com o Brasil; na hora agá, na hora de botar o preto no branco, os caras me vêm com essa acusaçãozinha fajuta de que o Lula tentou obstruir a Lava Jato.

       Não é esquisito? Com tantos crimes graves que imputam ao ex-presidente da república por aí, com tantas barbaridades que dizem que ele cometeu, com todas as falcatruas e desvios milionários de dinheiro público que teria praticado, os acusadores do Lula aparecem logo com a acusação de um crimezinho mequetrefe – ainda por cima um crime tentado, que nem se consumou, e que na verdade nem chegou aos chamados “atos de execução”, e digo melhor, que nem chegou aos atos preparatórios. Esse crime de “obstrução da Lava Jato” é piada de mau gosto, amigo.

      A gente tava esperando uma acusação bombástica contra o Lula, e os caras soltam um traque desses. Cê tá esperando um tiro de canhão no ex-presidente, e vem essa bala de festim. Será que depois de tanta investigação, e tanta devassa na vida do homem, essa turma não tem uma acusação mais forte pra fazer ao Lula? Sei não, velho, mas isso tá me cheirando coisa de quem anda é procurando pelo em ovo!

     O juiz da Lava Jato (esse aí é outro, viu?!) disse há pouco na imprensa que chegou a cogitar de prender preventivamente o Lula. Valha-me Deus, comandante! O homem quer prender preventivamente o Lula por um crime que nem cadeia dá. Vou fazer aqui uma adaptação livre daquele famoso ditado popular: “água de morro abaixo, fogo de morro acima, e juiz quando quer condenar ninguém segura”.

      Confesso que eu tava esperando um caminhão de provas e acusações de que o Lula tem conta na Suíça – achei até que os acusadores fossem dar o número, o saldo e o extrato dessa conta. Eu tava esperando que viesse uma acusação grave, com base em provas e depoimentos de respeitáveis delatores dizendo quanto, quando e onde pagaram propina ao Lula. Eu tava achando que os acusadores fossem esfregar na cara do Lula a cópia dos contratos que ele superfaturou. Eu tava crente que algum beneficiário das tais medidas provisórias vendidas pelo Lula viessem dizer que comprou mesmo essas medidas, e que pagou tanto e tanto, ao ex-presidente para editá-las.

    Não, nada disso. Em vez de uma imputação convincente, os caras entram com essa acusação chinfrim, que mais parece uma piada, dizendo que o Lula tentou obstruir a Lava Jato. E atiram essa acusação ralé nas mãos da Rede Globo, da revista Veja, dos grandes jornais golpistas e pronto – tá feita a caveira do Lula, e sai todo mundo dizendo: “virou réu na Lava Jato”. Lá vai o perigoso bandido ser linchado pela opinião pública por uma tentativa de crime que, fala sério!, brincadeira, né não?

       Ah, e tem ainda aquele muquifo daquele apartamento no Guarujá, e aquela espelunca daquele sítio em Atibaia que querem porque querem dizer que são de propriedade do Lula e produto de propina. Outro dia, vi num desses jornais-empresa – acho que foi na Folha de S. Paulo, ou n’O Estadão, que a Polícia Federal está fazendo uma perícia para provar que o Lula orientou a reforma do tal sítio em Atibaia – Santo Deus!, tão querendo fazer uma prova científica, com perito juramentado e tudo, para demonstrar que o Lula deu instruções visando reformar uma bodeguinha onde, se uma vaca deitar, fica com o rabo pra fora.

    Perícia é prova científica, destinada a apurar vestígios materiais de crime. Nunca vi perícia com o fim de apurar “instruções de reforma em sítio”. Esse povo da mídia, e talvez também alguns investigadores e acusadores, não respeita a inteligência mediana dos outros – francamente, fazer perícia pra uma coisa dessas é improbidade administrativa, é gastar dinheiro público à toa.

   Eu tô vendo esse Lula barbaramente condenado e até linchado por uma parte da população (mas vamos deixar bem claro: condenado e linchado pela elite brasileira, pelas oligarquias e por setores reacionários da classe média), porém, apesar do linchamento, toda vez que sai uma pesquisa de intenção de voto sobre as eleições presidenciais de 2018 tá lá o “bandido” liderando as pesquisas e correndo o risco de voltar à presidência da república –  é capaz que, no fundo, no fundo esse seja o grande “crime do Lula”.

   ______

Acesse http://www.outrasprosas.wordpress.com

Esse post foi publicado em Avesso e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s