O boneco do Lula

         AGORA andam aí pra baixo e pra cima com esse boneco do Lula vestido de presidiário, xingando o ex-presidente de cachaceiro, ladrão, bandido, ignorante, analfabeto, safado e outros adjetivos que tais. Por enquanto, é um grupelho; não tem muita gente nessa pantomima, mas sobra ódio… e, claro desinformação, alienação política, obscurantismo

                 Esses grupos revoltados, que pretendiam ganhar as redes e as ruas para derrubar a presidenta eleita, ficaram “órfãos” da noite pro dia, pois a grande mídia que lhes dava sustentação e visibilidade resolveu abandonar, por ora, as táticas golpistas; o empresariado resolveu seguir as vias institucionais na guerra incessante contra o PT; e a oposição demo-tucana, frouxa e sem liderança, não resolveu nada.

               Assim, o que restou foram apenas alguns grupelhos inconformados com a eleição do ano passado. Andam por aí agora, sem razão e sem rumo, com um boneco na mão. E agora deram pra carregar esse boneco bizarro pra todo lado, pelas ruas, entoando paródias e rimas injuriosas contra a pessoa do ex-presidente da república, com o indisfarçável propósito de destruir ou desmoralizar a imagem de Lula.

           Esses grupelhos politicamente desnorteados têm pelo menos um mérito: são didáticos. Isto é, ensinam a todo o mundo que política de verdade, com “P” maiúsculo, não se faz como eles fazem – com ódio e provocação.

               A provocação é dirigida ao ex-presidente Lula e seu eleitorado. Tanto que, nesta semana, esses provocadores histéricos andaram lá pelos lados do viaduto do Chá em São Paulo e pronto: o boneco do Lula acabou levando uma “facada”. Pelo jeito será difícil andar por aí com esse boneco, pois tem muita gente disposta a combater a hipocrisia moralista, a mediocridade política e a intolerância dos intolerantes.

               O ódio é explícito. O próprio boneco, em si mesmo, já corporifica um crime de calúnia contra o ex-presidente; e as “mensagens” dos manifestantes, ou melhor, as ofensas que proferem contra a pessoa de Lula da Silva disseminam preconceito e ódio, exatamente aquele ódio que depois esses pretensos “indignados”, por ironia ou por cinismo, costumam atribuir ao PT e aos petistas.

                Pois é… parece que o tal boneco não terá vida fácil, não: seja porque aqueles que o carregam não têm um pingo de prudência nem discernimento político, seja porque ele poderá aumentar a “temperatura das ruas” e contribuir para a polarização ideológica dos brasileiros, acirrando com isso o ódio político e a velha luta de classes – e depois, os provocadores põem de novo a culpa no PT… e nos petistas.

__________

http://www.avessoedireito.com

Esse post foi publicado em Avesso e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s