Se eu fosse um eleitor indeciso

     NÃO ESTOU nem nunca estive entre os eleitores indecisos nesta disputa presidencial de 2014 no Brasil. Já tenho o meu voto definido há muito tempo e não tenho, portanto, nenhuma dúvida sobre qual dos candidatos finalistas é o melhor para presidir o país neste momento da nossa história política, econômica e social. Mas, antes que me acusem de presunçoso, cabotino ou arrogante devo deixar claro que o fato de ser um eleitor decidido não significa que eu seja também um eleitor suficientemente esclarecido, nem que os meus critérios de escolha sejam infalíveis ou os melhores – significa apenas que não estou em dúvida e ponto final.

     Mas, se eu fosse um eleitor indeciso, e se não tivesse também nenhuma clareza sobre quais critérios deveria utilizar para votar bem, para ajudar o país a construir uma democracia de verdade, para favorecer os legítimos interesses do Brasil e dos brasileiros, eu utilizaria as seguintes estratégias na hora de escolher entre os dois candidatos no segundo turno da eleição:

1. Em primeiro lugar, eu procurava saber qual é o candidato preferido pelo imperialismo norte-americano e votava no outro.

2. Eu buscava saber qual é o candidato mais submisso ao receituário financeiro do FMI e às políticas recessivas do neoliberalismo e votava no outro.

3. Eu procurava saber qual é o candidato que representa os interesses dos banqueiros e do capitalismo financeiro internacional e votava no outro.

4. Eu verificava qual é o candidato que nunca fez nada para diminuir as históricas desigualdades socioeconômicas no Brasil e votava no outro.

5. Eu buscava saber qual é o candidato que está sendo apoiado pelos golpistas do Clube Militar que implantaram a ditadura no país nos anos 60/70 e votava no outro.

6. Eu procurava saber qual é o candidato que tem responsabilidade pelas privatizações que dilapidaram o patrimônio público do Estado brasileiro na década de 90 e votava no outro.

7. Eu procurava saber qual é o candidato que despreza o fortalecimento multilateral da América Latina (Unasul, Mercosul e Celac) e votava no outro.

8. Eu procurava saber qual é o candidato que tem o apoio de políticos fascistas (como um Jair Bolsonaro que incentiva todo tipo de intolerância) e votava no outro.

9. Eu procurava saber qual é o candidato preferido pelos “barões” da grande mídia burguesa (abertamente corporativa) e votava no outro.

10. Por fim, eu procurava saber quem é o candidato preferido pelos ricos e, como mandam a própria Bíblia e o grande líder dos cristãos, votava no outro.

    E depois disso tudo, se mesmo assim eu, como eleitor, e o meu candidato saíssemos derrotados nas urnas, neste segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, mesmo derrotados, podem ter a mais absoluta certeza de que em nenhum momento eu desejaria estar no lugar dos que nos derrotaram.

______

Acesse http://www.outrasprosas.wordpress.com

 

Esse post foi publicado em Avesso e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Se eu fosse um eleitor indeciso

  1. Sergio Luz disse:

    genial!

  2. ROGÉRIO disse:

    Ilustríssimo Mestre lá ainda do campus antigo da UNESP Franca, que me ensinou que o Processo Penal é instrumento de participação política. Diga-me qual destes dois candidatos é mais favorável à liberdade e não impõe nada goela baixo, não mistura Maquiavél com Comunismo e age no sentido de que os fins justificam os meios. Um grande abraço. Muito grato pelos seus belíssimos textos, que continuam a nos inspirar a reflexão saudável, mirando o progresso, sempre.

  3. Paulo Cesar Marcolino disse:

    Dr Antonio Alberto ….compartilho com vosso pensamento…. as nossas raízes nos levam a ter o voto bem definido…. gde abraço.

  4. luís alfredo chinali disse:

    AGORA ADMITO QUE HÁ ESPERANÇA DE UM DIREITO VOLTADO PARA O PROGRESSO
    SOCIAL

Deixe um comentário

